Saturday, July 6, 2013

Autoestima - Self-esteem



«A pessoa que tem baixa autoestima não aceita cair. Diferente de quem tem autoestima e pensa: eu posso cair e eu tenho condições de levantar. Ela aceita correr riscos medidos por ela. Quem tem autoestima preservada não precisa criticar as pessoas o tempo todo, não precisa depreciar. As pessoas fazem isso para ficar numa posição intocável.» 
(Eliane Farah - Psicóloga)



O AMOR FORTALECE - Quem tem autoestima, ama-se a si próprio, torna-se FORTE!
Quem se ama a si próprio:

a) Acredita em si - Não espera pelo reconhecimento dos outros. Não espera que alguém o (a) elogie para seguir em frente com o(s) seu(s) sonho(s). A opinião dos outros não influencia as suas decisões. Em consequência disto, mesmo que esteja rodeado (a) de negativismo e de más perspetivas, essa pessoa vence, porque acredita nas próprias capacidades.


b) Tem esperança - É positiva e tem esperança de ver seus problemas e dificuldades solucionados, pois acredita que, embora normais, os problemas são situações passageiras que são solucionáveis e que devem ser abordados objetivamente e não subjetivamente. Somos seres humanos e como tal somos dotados de capacidades cerebrais, as quais devemos usar para analisar situações e encontrar soluções. 

c) Aceita-se - É paciente consigo próprio e tolera seus próprios defeitos, aceitando-se como simples ser humano, com todas as limitações inerentes à condição - não exige nem mais , nem menos do que deve de si mesmo(a). Tendo esta consciência, estabelece objetivos realizáveis e consegue , por isso mesmo, concretizá-los. Consequentemente, mais motivado (a) e mais seguro (a) se sente para estabelecer novos objetivos e realizá-los. Também aprende com os seus fracassos, pois são eles que ajudam a perceber os seus próprios limites.

d) Ajuda-se a si mesmo (a) - não espera pela ajuda dos outros, torna-se INDEPENDENTE.  Não precisa de A, B, ou C para fazer seja o que for - isso desenvolve o seu sentido de Autonomia e contribui para consolidação da autoconfiança.

E o melhor de tudo: quando aprendemos a AMAR a NÓS próprios, também aprendemos a AMAR os OUTROS. Aprendemos a acreditar no outro, quando ele (a) já não acredita mais em si, a dar esperança ao outro, quando tudo lhe parece destruído à sua volta; a aceitar o outro, quando todo o mundo o rejeita e critica; a ajudar o outro, quando este (a) não tem forças para caminhar sozinho(a) - Aprendemos a DAR, sem precisar de RECEBER nada em troca. Valorizamos os outros, damos-lhes força, temos a nossa própria Luz e não necessitamos de sobreviver à custa da luz, da alegria ou da força de ninguém! E também não precisamos de destruir ninguém, nem menosprezar ninguém para vencer! Pelo contrário, levantamos os outros e levamo-los a vencer também!

Por isso, Jesus disse: «Ama os outros como a ti mesmo». Para conseguir amar os outros, temos de nos amar a nós próprios primeiro. Enquanto não aprendermos isto e não conseguirmos colocar isto em pratica, seremos fracos e a nossa autoestima andará sempre por baixo. Quem confunde e não analisa bem o que Jesus disse e acha que tem fazer caridade, agradar os outros, fazer tudo o que eles querem só para que gostem de nós, cai num erro grave. Acaba por se frustrar, pois os outros não são perfeitos e nem sempre reconhecem o nosso valor, ou apreciam as nossas qualidades ou nos dão o que esperamos receber deles - seja atenção, tempo, reconhecimento, elogios, amizade, seja o que for. 

Que Deus abençoe a todas!


No comments:

Post a Comment