About me



Sejam benvindas!


Um dos meus maiores sonhos sempre foi escrever. A par da música, a literatura sempre foi uma das minhas grandes paixões.

A ideia de começar a escrever Food for the Soul, surgiu-me há alguns anos atrás, ao ler uma passagem bíblica que diz o seguinte: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para os meus caminhos" (Sl 119-105) Em vários momentos, situações da minha vida, tem sido na Palavra que tenho encontrado esclarecimento e orientação. E, acreditem, eu sou uma pessoa que precisa mesmo muito de que tudo lhe seja bem explicado, para conseguir entender seja o que for. Há pessoas que conseguem aceitar simplesmente o que lhes é dito, sem questionar, sem até refletir muito. Não as critico, cada um é como cada qual, não é verdade? Todos temos o direito de ser diferentes e de ver esse direito respeitado.

Pessoalmente,  eu não sou assim. Eu preciso que me expliquem tudo, para conseguir entender e praticar - ou seja, agir de acordo. Então, confesso, o meu caminho atrás do Senhor Jesus tem sido um tanto ou quanto dificil e lento. Mas digo-vos que de outro modo não teria aprendido tanto... e sei que tenho muito mais a aprender.

Sempre disse a Jesus: "Senhor, tem paciência comigo. Ainda que eu só consiga dar passinhos pequeninos de bebé atrás de Ti, acredita que vou conseguir fazer as coisas como tu queres, acredita que ainda vais olhar para mim e Te agradar do que vês. Tem apenas paciência comigo".

E Ele tem tido uma Paciência Infinita e tem-me ajudado muito nas minhas dificuldades de compreensão. Desta forma, consigo dar os tais 'passinhos' - segundo a minha própria FÉ. Não presto muita atenção a quem olha para mim e diz que eu já poderia ser isto ou aquilo (já lá vai o tempo em que isso me entristecia). Hoje, sei que os meus 'passinhos' foram e são pequenos, mas muito, muito firmes e fruto de uma relação profunda com Deus em que Ele, por compreender a minha dificuldade em confiar e me entregar às cegas ou acreditar seja no que for (sou cética, por natureza) - falarei sobre isso num post  - se deu a conhecer a mim, na Sua plenitude. Ele próprio  me ajudou a entender a Sua forma de pensar, me ensinou a ver como Ele vê as coisas, mostrou-me Seu amor e dedicação, não apenas com palavras, mas com atitudes. A nossa relação tem por base uma confiança muito sólida, construída com muito esforço, ao longo de muitos anos. Assim, quando tomo uma decisão ou quando aprendo uma coisa nova, isso passa a fazer parte da minha vida para sempre, e não volto atrás. E sigo em frente, de mão dada com Ele, um passinho atrás do outro...

Porque escrevo Food for the Soul e a quem se dirige?

Para ser mesmo honesta, comecei a escrever apenas para mim. Para me lembrar do que tenho aprendido de Jesus  e das experiências que vivi, e o que aprendi com elas, de modo a que se algum dia passar por situações semelhantes, possa consultar o blog e saber como agir. 

Depois comecei a pensar que o que escrevo pode ser útil a outras pessoas. Nem todos somos iguais e de certeza que há mais pessoas como eu, com as mesmas dificuldades que eu, pessoas que se sentem um 'peixe fora d'água' ao lado dos outros membros do CdAE, ou pessoas que, não fazendo parte do CdAE nem de qualquer outra denominação religiosa, questionam a mera existência de Deus, por não conseguirem compreender simplesmente certos factos ou porque estão tão assoberbados de conceitos, teorias, conhecimentos, que palavras são apenas isso, palavras, nada mais e não conseguem aceitar nada que não esteja comprovado cientificamente ou que não faça sentido e se enquadre dentro de uma lógica determinada - uns têm Fé para comer carne, outros peixe, outros legumes. Uns não comem simplesmente, outros só têm estômago para digerir um leitinho, outros precisam de uma boa feijoada, espiritualmente falando. Mas todos precisamos de alimento para a nossa alma. Então, depois de considerar tudo isto, decidi começar a tornar públicos os meus posts.

O meu público-alvo é essencialmente feminino, pela razão simples que já mencionei: eu apenas escrevo o que vivencio. É complicado dirigir-me a um público masculino, pois não faço parte do género, com todas as prerrogativas que a condição acarreta. Mas não me importo nada que leiam e até divulguem para as suas namoradas, esposas, colegas, mães,filhas, etc. São todos bem vindos.

De onde vem a Inspiração?

Em primeiro lugar do próprio Deus, da Sua Palavra - a Bíblia. Baseio muitas das minhas reflexões na Palavra de Deus e sempre que faço citações, esforço-me por ter o cuidado de as referenciar devidamente para que possam consultar e tirar as vossas próprias conclusões.

Em segundo lugar, das minhas próprias vivências e experiências pessoais - só escrevo sobre o que se passou comigo ou o que eu própria pratico; situações que aconteceram ou acontecem na minha vida; experiências que atravessei profissional, sentimental ou familiarmente; e sobre dúvidas, conflitos pessoais, etc.

Em terceiro lugar, não sou teóloga, tenho por isso buscado inspiração em Homens e Mulheres de Deus que também são autores. Na página principal do blog,  fiz questão de referenciá-los. Alguns destes autores têm livros publicados, mas não existem ainda versões e-book. Quando houver, colocarei um link para as mesmas.

Por fim, não sou psicóloga, nem terapeuta, nem médica, por isso faço pesquisa e procuro fundamentar os meus posts com factos de outros especialistas, sendo que se encontram todos devidamente referenciados quando cito alguma obra ou frase sua.

E para terminar, um conselho...

Seja sábia! Ler o meu blog, apenas, não vai mudar a sua vida. Colocar em prática o que lê, de acordo com a sua própria Fé, medindo, ponderando e refletindo sobre cada passo, com inteligência e responsabilidade, isso sim,  é que muda as coisas. 

Procure sempre ajuda especializada: não faça uma dieta sem acompanhamento médico, faça check-ups com regularidade, não brinque com a sua saúde mental, cuide da sua vida espiritual aconselhando-se com quem tem autoridade para orienta-la - procure um Centro de Ajuda próximo de si!

Clique aqui para visitar o Site da Sede Internacional da Europa do Centro de Ajuda
Clique aqui para visitar o Site da Força Jovem Europa"
Ligue para este número se precisar falar pessoalmente com alguém. Clique na imagem para visitar o Site.

 Clique na imagem para obter outros endereços do Centro de Ajuda, em Portugal ou no Resto do Mundo.