Wednesday, October 2, 2013

A "dieta"

Não, não vou falar de dietas. 

Pelo menos, não do tipo que vocês estão a pensar. A dieta que vou falar hoje tem a ver com a vida espiritual.

É, amigas, estamos em mais uma campanha de 21 dias de  Jejum de Daniel e eu tive uma revelação - que concerteza já muitos tiveram antes de mim - mas que eu quero registar para não esquecer nunca mais e aproveito para partilhar com vocês.

Falo de ter um relacionamento com Deus e com o Espírito Santo do tipo "dieta".

Como assim?

Já explico: quantas vezes você decidiu fazer uma dieta para perder "aqueles" três ou cinco quilos a mais, só porque o verão está a chegar e você quer sentir-se bonita de biquíni ou porque quer caber naquele vestido lindo? 


Durante um mês, a gente se priva de tudo o que mais gosta, faz exercício que nem malucas, pesa-se todos os dias na balança e consegue, por fim, perder os tais quilos.

Mas, passado pouco tempo, lá voltam eles de novo. Porque se volta aos mesmos hábitos de antes. Todo aquele sacrifício foi em vão e lá se escondem os quilinhos a mais por baixo da roupa pesada de inverno, só para voltar à dieta relâmpago na primavera seguinte e não se sai disto.

Assim, temos sido muitas de nós - falo por mim, em primeiro lugar - que temos encarado o Jejum de Daniel como uma dieta. Durante aqueles 21 dias sacrificamos tudo, oramos, falamos mais com Jesus, dedicamos mais tempo à nossa relação com Ele. Mas, quando acaba lá voltamos nós à mesma rotina.

Trabalho, escola, casa, família, tudo toma o nosso tempo e depois, no fim do dia, quando já mal conseguimos manter sequer os olhos abertos de tanto cansaço, já nem oramos ou se o fazemos é de qualquer jeito, à pressa, sem inteireza de coração, sem calma para falar e ouvir o que o Senhor tem a dizer.

E depois perguntamos porque o Espírito Santo não habita em nós?!

Claro que Ele não vai habitar em você nunca, se está a agir desta forma. Ele não quer o seu amor e sua dedicação e sua atenção apenas por 21 dias! Ele quer para sempre! E isso implica uma mudança total, uma reforma integral dos seus hábitos - tal como a verdadeira dieta, que é aquela que não é dieta , mas sim uma alteração dos hábitos alimentares - manter uma relação com Deus implica uma reeducação das suas práticas diárias.

Ter o Espírito Santo é casar com Jesus, é ser sua Esposa, sua Amada - com tudo o que isso implica. 

Ele tem de ter primazia em nossa vida e nós temos de O incluir nela. Não se trata apenas de lhe dar atenção durante uns dias e deixá-lo de lado nos outros. Isso não é justo para com Ele que merece todo o nosso carinho, amor e atenção.

E não é orar pela família, vida financeira, saúde, etc, etc. nesses momentos. É sentar ao Seu lado, segurar a Sua mão e conversar. Contar como foi o seu dia, falar do que você gostou, não gostou, desabafar que se zangou com aquela amiga ou teve maus olhos com alguém, enfim, confessar tudo o que você fez de errado naquele dia e poderia não ter feito e pedir perdão por isso, é dizer-lhe o quanto Ele é especial para si, como você está grata por Ele a ter tirado de onde tirou. Fazer-lhe um carinho. Enfim, alimentar o vosso amor, tal como você faria com o seu marido de carne e osso. 

O Espírito Santo vai fluindo nesses momentos e quanto mais você O buscar, dedicando-se a Ele, entregando-se a Ele, mais forte Ele será em si. E mais Ele fluirá, transbordará de si e alcançará outros.

Agora, nessa busca tenha atenção ao seguinte:

Cuidado com as emoções falsas - Jesus não é espalhafatoso, nem é indiscreto, nem é palhaço. Então, logicamente, o Seu Espírito também não é. Não se engane como muita gente nas igrejas que faz cenas incríveis achando que estão cheias do Espírito Santo e só precisam é de tomar vergonha na cara. 

Jesus é discreto! Nunca vai fazer com que você faça "cenas". Nunca mesmo!

Cuidado com o falar em línguas - falar em línguas é um sinal de quem é selado com o Espírito Santo, mas lembre-se que o diabo também fala em línguas e muito bem (pois ele foi um anjo). Muita gente (eu inclusive, pois isso já me aconteceu), têm sido levadas a acreditar que têm o Espírito Santo, quando na verdade têm um espírito enganador.

Então, como saber?

Não se preocupe muito, nem fique muito ansiosa por falar em línguas, nem dê muito crédito se a pressionarem a isso. Mais importante que falar em línguas - palavras do próprio Senhor Jesus - é mostrar os frutos do Espírito Santo. Ele diz "pelos frutos conhecereis a árvore" (Mateus 12:33)

E o fruto do Espírito é: Paz, Alegria, Mansidão, Paciência, Amabilidade, Domínio Próprio, Bondade, Amor, Fidelidade.

Se você fala em línguas e se emociona e chora e ri  e até se sente muito bem durante a busca (claro, porque o Espírito Santo é consolador), mas fora da igreja você não tem paz, não tem mansidão, não se domina, não é fiel, etc. Então, o espírito que você tem é o "enganador". Ore para se livrar dele o mais rápido possível.

Quando buscar o Espírito Santo, peça apenas - Não tente falar palavras bonitas, cheias de floreados - seja sincera, seja você. Deus se agrada da sinceridade do nosso coração e sabe o material de que somos feitos. Sabe os nossos pensamentos antes mesmo de abrirmos a boca, sabe o nosso querer, o nosso agir, a nossa intenção. Ele sabe tudo. Não adianta falar lindas palavras, repetições do que ouvimos da boca do pastor, bispo, obreiro, se essas palavras não são sinceras, não vêm do fundo do nosso coração.

Jesus ensina a pedir da seguinte maneira: (Lucas 11:9-13)
9 "Por isso digo: Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta.
10 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
11 "Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra?
12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!"

Outra coisa muito importante que tem ficado esquecida e desorienta muita gente e leva muitos a ser enganados é o seguinte:

O batismo com o Espírito Santo é a expressão suprema da união entre o Ser e o Criador. É o culminar de uma construção. Ou seja, fazendo uma analogia, é como a relação física que o casal finalmente tem após o casamento. 

Não há relacionamento físico primeiro, e só depois espiritual, com Deus - você não faz amor com Deus, sem casar primeiro com Ele e, para casar, é preciso amar e, para amar, é preciso conhecer.

Primeiro, temos de O conhecer e dar-nos a conhecer a Ele.

Por outras palavras, primeiro temos de buscar ter um Encontro com Jesus. 

"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado por vós, diz o Senhor..." (Jeremias 29-12-13)

 Nós temos de dizer-lhe isso mesmo, que O queremos conhecer pessoalmente. Depois, quando Ele se revela a nós - porque está Vivo e existe de facto e, posso dizê-lo, é a Pessoa mais extraordinária que eu conheço - temos de nos dedicar a conhecê-Lo, Sua vontade, Sua palavra, Seu pensamento, Seu caráter, o que Ele gosta o que Ele não gosta e também dar-nos a conhecer a Ele, o que gostamos, o que não gostamos, nossas fraquezas, nossas qualidades, nossos defeitos - tal como o namorado e a namorada.

É deste relacionamento que vai nascer o Amor por Jesus. Porque Ele sabe como conquistar o nosso amor. E é assim que, quando você finalmente estiver em oração dizendo que O ama, essas palavras serão VERDADEIRAS. 
Não diga a Jesus que O ama apenas porque o pastor mandou, se isso não é verdade no seu coração. Jesus não está atento às nossas palavras, Ele se importa com o que nós SOMOS, com o que está no nosso coração. É isso que Ele vê, é isso que Ele escuta. Não apenas o que sai da nossa boca.

Como você vai dizer a alguém que o ama sem sequer o conhecer? Não tem lógica, isso. Deus fica só a olhar e a abanar a cabeça para aqueles que rasgam a garganta aos gritos dizendo que O amam e O adoram, mas nunca nem sequer tiveram um encontro com Ele, não sabem quem Ele é, como Ele pensa, nem se preocupam em saber disso. Por isso é que Ele diz: "Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demónios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal!" (Lucas 7:22-23)

Depois de passar anos e anos na igreja a lutar pela sua salvação, no dia que se apresentar diante de Deus, você quer ouvir Deus dizer que nunca a conheceu? Eu não!

Prefiro levar o meu tempo, dedicar-me a conhecê-Lo a Ele e quando chegar o momento em que eu esteja preparada para O receber, Ele me sele com o seu Santo Espírito, para que eu possa permanecer salva na Sua santidade e presença para todo o sempre. E para que, naquele dia, Ele me diga com todo o prazer: "Minha querida filha, minha amada, entra no meu descanso!"
Eu quero ouvir isto, e você?

Então, amiga, mais do que apenas se privar de TV, rádio, etc. , fazer votos de sacrifício, jejuar e tudo o mais, procure também resolver para si ter uma relação verdadeira com Deus, não apenas por 21 dias, mas por toda a vida e reorganize o seu calendário de modo a que Ele faça parte dela, para sempre. Assuma o seu compromisso com Ele e ame-O de verdade, como Ele merece ser amado. Não faça do seu relacionamento com Deus uma dieta relâmpago!

Essa é a vontade de Deus, pense nisso.

Que Deus abençoe a todas!


No comments:

Post a Comment