Friday, October 11, 2013

Uma questão de honra


Muitas vezes ouvi meus pais e conhecidos mais velhos falarem dos tempos de antigamente, quando a palavra de alguém tinha peso. Pois o simples pronunciar de um compromisso tinha valor quase legal e vinculativo, fosse nos negócios, fosse na vida pessoal ou na profissional.

Hoje, a nossa palavra perdeu o valor que antes estava enraízado em nós e eu sou uma das pessoas que precisou aprender -- com muita dificuldade, confesso -- o valor que tem cada palavra que sai da minha boca , diante de Deus e o significado e peso que tem cada promessa que lhe faço, seja ela qual for.


O assunto de hoje tem a ver com um post que li no blog da D. Cristiane Cardoso "Tenho votos atrasados, e agora?" (link)

Tal como muitas de vocês, como eu tinha muitos problemas, achava que tinha de pegar todos os envelopes relativos aos problemas que tinha, ou seja, era uma confusão e acabava por não conseguir cumprir nenhum, ou cumpria mal; e sentia-me culpada e a minha consciência acusava-me muito - às vezes, até mais que o próprio diabo. 

Depois, não conseguia entender porque não obtinha resposta de Deus, mesmo fazendo tantos votos. Ficava frustrada e não entendia que o problema era esse mesmo - a minha fé estava dividida e eu estava a atrair a maldição para a minha vida sem perceber! 

Até que resolvi mudar isso e fazer apenas o que era de acordo com a minha fé. Por exemplo, se em determinado momento estava a lutar pela vida financeira, então se estivesse com essa fé, pegava o envelope que o pastor estivesse a dar e não pegava outro até cumprir esse. Se o pastor falava sobre um voto da família, saúde, etc. mas Deus ainda não me tinha dito que era para mim e que eu é que devia fazer aquele voto, então eu não fazia, mesmo se o pastor insistisse, eu não me levantava, nem saía do lugar. Enquanto o próprio Deus não me confirmasse que um propósito era para MIM, eu não me mexia! Aí, sim, comecei a ver a Mão de Deus a agir e os milagres a acontecerem! 

No início, não foi nada fácil, porque eu nunca queria ficar de fora de nada e pensava que se ficasse, então Deus não me iria abençoar, ou pior, não iria gostar de mim. 

Antes de compreender e aprender esta lição, eu sempre lia a seguinte passagem :


"Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque [Deus] não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.  Melhor é que não votes, do que votes e não pagues" (Ec 5: 4-5)

Mas colocar isto em prática... isso já era outra história - é horrivelmente difícil ficar de fora de um propósito ou campanha, especialmente quando passamos dificuldades em todas as áreas da nossa vida. 

Só que não adianta "amarrar" a nossa própria vida, deixando de cumprir um voto. Porque, ao não cumprir estamos a ser infiéis e quem é infiel? O diabo, ou seja, quando somos infiéis estamos a ser como ele e dar oportunidade para que ele entre na nossa vida e agir como gosta, destruindo-a, amarrando os nossos caminhos. Depois vemo-nos cheias de problemas, dívidas, desempregadas, ou trabalhando sem obter resultados, etc...

Deus sabe e vê a intenção do nosso coração e providenciará condições para que a gente possa participar nas campanhas que Ele quer que nós participemos; que possamos ofertar o que a gente quiser e ajudar a Obra a crescer. Só é preciso ser fiel e mostrar-Lhe que somos responsáveis, temos consideração para com Ele e honramos nossos compromissos. 

O não cumprir um voto, não é só uma questão financeira... é tudo! Qualquer promessa que sai da nossa boca, temos de ter certeza que vamos cumprir; e cumpri-la mesmo, por mais que custe e doa. 

Do contrário, como diz a Palavra, mais vale não prometer nada. Também não iríamos gostar que alguém dissesse que faria algo por nós e depois não fizesse. Se nós ficamos tristes, imagina como Deus se sente com essa atitude nossa?! Ele, que nos deu TUDO, incluindo a própria Vida, sem pedir nada em troca... Eu precisei entender isso para conseguir parar com a minha ignorância, que só me prejudicava em vez de me abençoar. 

Ao colocar em prática o ser Sincera e Fiel em tudo diante de Deus, aprendi duas coisas muito importantes: 

1. O Amor de Deus não se compra, não está à venda - Ele não faz acepção de pessoas, nem dá preferência àqueles que fazem mais votos ou dão maiores ofertas ou que fazem mais coisas para Ele. Ele ama cada um de nós do nosso jeito e na nossa sinceridade. Ele nos escolheu por um motivo e para um objetivo e temos de confiar nisso.

2. É muito pior pegar um voto e não o cumprir, do que não o pegar de todo - na verdade, é falta de consideração, pois prometemos uma coisa e não estamos a cumprir. 

Descobri também que agindo com consideração e fidelidade em tudo, até o que não pedimos Ele dá, pois conhece todas as nossas necessidades e, tal como um Pai que se preze, está mais preocupado com o nosso carácter e com o que está no nosso coração em relação à Sua Pessoa - a nossa sinceridade, o amor, o respeito, o temor, a fidelidade, a confiança n'Ele -, e não com a quantidade ou tamanho dos votos ou das ofertas que pomos no Altar.

Aprendi que é preciso ter cuidado com o que prometemos a Deus, pois para Ele as nossas palavras e promessas têm grande valor! E não honrar nossas próprias palavras, além de ser uma falha de carácter, entristece o Espírito Santo! Eu não quero nunca mais que o Pai fique triste comigo, por isso vou continuar o meu esforço, ter cuidado a cada dia e pedir-lhe perdão, se algum dia falhar (pois sou apenas um ser humano sujeito a erros) e seguir em frente.  E vocês?

Que Deus vos abençoe a todas!

No comments:

Post a Comment