Thursday, November 27, 2014

Como perdoar - o Segredo


...


Não há alívio maior que o perdão.

É como tirar um pedregulho gigantesco de cima das nossas costas. Para quem acha que não é fácil, aqui vai a dica: Para perdoar é preciso ENTENDER a outra pessoa. Quando a gente abre o coração e fala sinceramente com Deus sobre o que se passou, o que a pessoa nos fez e como nos sentimos, Ele ajuda-nos a ver as coisas por outro prisma e a compreender os sentimentos, pensamentos, dúvidas, dor, angústia, mágoa por detrás da atitude, palavra dita e ação da pessoa que nos magoou... quando a gente consegue entender o "porquê" e perceber que, muito provavelmente, se estivéssemos na mesma situação ou a sentir o mesmo, nós seríamos capazes de fazer igual ou até pior, então estamos a colocar-nos no LUGAR do outro e conseguimos começar a perdoá-lo(a). É fantástico e simples assim! E a paz que nos enche o coração, o alívio que sentimos é tão grande que não tem descrição. Passamos a conseguir falar com essa pessoa como se nada tivesse acontecido, e até conseguimos lidar e contornar melhor a situação quando ela se repete, porque já a compreendemos.


E, se você pensar que o mal que a pessoa te fez não merece perdão, pense nisto: Jesus disse que aquele que odeia o seu irmão, é um assassino e Deus diz que odeia aquele que pensa mal no seu coração contra o seu próximo. Nem é preciso bater, insultar, trair, basta pensar mal de alguém e Deus já nos considera piores que aquele que realmente mata alguém! Se pensarmos bem, nós já "assassinámos" muita gente no nosso coração e na nossa mente, e mesmo assim, queremos o perdão de Deus! E Ele, na Sua Infinita e Maravilhosa Bondade, PERDOA! Porque nos entende e sabe o que está por detrás das nossas atitudes.... Então, quem somos nós, que aos olhos d'Ele somos piores que um assassino e mesmo assim Ele nos ama e nos perdoa e nos ajuda a melhorar e não repetir os mesmos erros, para negar o perdão a outra pessoa?

Vamos experimentar? Pensa em alguém que te magoou e traça como objetivo perdoá-la esta semana. Depois conta como te sentiste antes de perdoar e depois de perdoar.

«E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio diz o Senhor.»

Zacarias 8:17

«Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo.»

1 João 3:15

No comments:

Post a Comment